Tall Lattè no Japão
Thiago Sousa
Uma curiosidade normal é o de se saber quanto custa um mesmo produto em diferentes locais do mundo. É o velho sentimento de “querer saber se o pasto do vizinho é mais verde …”
Mas, economistas têm utilizado esse conceito justamente para verificar o chamado “poder de compra” de um grupo de moedas a partir de uma comparação entre os valores de um dado produto em diferentes localidades empregando uma moeda única. Como exempo, importante revista de economia faz esse tipo de análise usando o “Big Mac” como um produto-referência, pois seus ingredientes e também a forma como é preparado seguem um padrão em todo o mundo. Portanto, fica muito fácil se verificar onde ele está “mais caro” e “mais barato”.
Como as lojas Starbucks hoje estão presentes em diversos países, alguns de seus produtos podem também ser empregados como referência para comparar o poder de compra de diversas moedas.
Assim, na foto abaixo há um tiquete de uma loja Starbucks no Japão, onde estão discriminados dois “Tall Latte”, por 720 yen (ou 360 yen unitariamente, que equivale a R$ 5,69) e dois pedacinhos de “Bolo de Banana”, cada qual a 230 yen (= R$3,64).