O maior desafio na indústria da torra do café é fazer a melhor compra possível.
Saber comprar define o sucesso da operação.
Conhecer de forma aprofundada e assertiva a matéria prima, sua origem, composição química e características sensoriais primárias é o ponto de partida para estabelecer um processo de torra perfeito.
Esse conhecimento é determinante para o sua torrefação ser vencedora!
As sementes do café são as personagens principais da torra, pois cada uma delas abriga inúmeras possibilidades de aromas e sabores definidas por reações químicas e que irão se expressar no perfil sensorial da bebida.
Portanto, conhecer profundamente cada matéria prima, desde a colheita, os processos de pós colheita que passaram, seu armazenamento e o padrão de seleção é fundamental.
O Curso Como Selecionar Cafés para Torrar | Ensei Neto Educação™ oferece um amplo painel e critérios para você selecionar os melhores lotes para cada produto alinhando com um adequado perfil de torra.
Conjugar o conhecimento das metodologias COB - Classificação Oficial Brasileira/NYBOT - New York Board of Traders e SCA - Specialty Coffee Association ajudam na identificação da qualidade física e sensorial.
Além disso, diversas ferramentas muito poderosas serão apresentadas com o objetivo de auxiliar o Mestre de Torra no desempenho de seu ofício: a inovadora e precisa Metodologia dos Marcadores Sensoriais, e o Gráfico Visual vrLink, estabelecidos por Ensei Neto.
Para verificar os resultados, é apresentada a especial Metodologia de Análise de Respostas Sensoriais e uma Calibragem Sensorial.
Ao final deste curso Como Selecionar Cafés para Torrar, com carga horária de 24 horas-aula, os participantes terão aprendido:
a identificar os principais defeitos que têm grande impacto na qualidade final da bebida;
a relacionar os defeitos e seus impactos no desempenho do processo de torra;
aprender sobre as diferenças entre sementes das espécies Arábica e Robusta/Conilon do Brasil;
entender as diferenças do comportamento por variedades, vermelhas e amarelas, e cafés Naturais e Descascados;
compreender o impacto dos processos de pós colheita e de fermentações na torra do café;
aprender aplicação objetiva das metodologias COB/NYBOT e SCA para identificar atributos e defeitos dos lotes de café;
conduzir com maior controle as torras de Arábicas e Robustas/Conilon do Brasil;
a buscar os melhores resultados sensoriais dos grãos torrados baseados no conceito de drinkability, que pode ser traduzido como fácil de beber.
O objetivo principal do curso é o de capacitar os participantes a criar produtos com maior capacidade de recompra pelo consumidor, tornando a operação mais rentável.
O curso tem excelente equilíbrio entre teoria, que é ministrada de forma lúdica, e prática por meio de diversos exercícios de torras em equipamentos dos principais fabricantes, além das respectivas avaliações sensoriais.
Detalhe importante: você poderá torrar seus próprios cafés, além de ter a oportunidade de trabalhar com cafés de diferentes origens.
Este inovador curso tem carga horária de 24 horas-aula com perfeito equilíbrio entre teoria e prática em equipamentos de diferentes princípios de transmissão de calor e é realizado nas instalações completas do Laboratório do Sindicafé SP, em São Paulo, de 27 a 29 de Abril de 2022, das 08h30 às 17h30.
O investimento para este exclusivo curso, em condiçōes especiais de lançamento, é de R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais), incluindo material didático atualizado. Oferecemos diversas opções de pagamento. Consulte-nos.
ATENÇÃO: Será solicitado aos participantes seu comprovante de vacinação .