Okinawa: Café Blue Ocean
Daniel Kondo
Você já imaginou beber café literalmente debaixo do mar?
Em Okinawa, grupo de pequenas ilhas que fica no extremo sul do arquipélago japonês, fica um dos mais completos e impressionantes aquários do mundo.
Deslumbrante!
Apenas isso…
Sua ilha maior, onde também fica a capital Naha, possui um litoral belíssimo, caracterizado pelas grandes formações de coral, que conferem um ton-sur-ton surpreendente. Por essas magníficas paisagens, Okinawa é considerada como o “Hawaii do Leste Asiático”.
Aqui temos uma vista da entrada do Ocean Expo Park, um enorme conjunto científico e cultural com gigantescos aquários, um parque botânico com um grande coleção de orquídeas e uma reconstituição de um antigo vilarejo.
Estas instalações foram construídas para a Expo 75, uma grande exposição internacional de tecnologia, e ficam na área próxima a Nakijin, onde existem ruinas de um castelo da época do shogunato, e a bela ilha de Iejima.
O destaque, sem dúvida, é o imenso aquário, que está literalmente dentro do Mar da China e onde é possível ver o impressionante bailado de uma fauna marítma que deixa a todos extasiados: diversos tipos de arraias, incluindo-se uma gigantesca manta do tamanho de carro compacto, tubarões e outros peixes.
Mas, o toque genial foi a instalação de uma cafeteria chamadaCafé Blue Ocean. Disputadíssimos lugares junto à parede de vidro permitem uma viagem submarina degustando uma xícara de café.
O café é fornecido por uma grande torrefação japonesa, honesto, preços acima da média, obviamente, mas nada surpreendente. Porém, é apenas um belo pretexto para se ver a quase etérea dança dos peixes a partir de um ângulo muito privilegiado.
Para finalizar, veja em close o bailado das águas vivas…