Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

EVENTOS

International women’s coffee alliance: Mulheres no café

Thiago Sousa

As Feiras e Simpósios da SCAA – Specialty Coffee Association of America são sempre palco de grandes acontecimentos e eventos ligados à indústria e mercado do café, como a da semana passada, que teve lugar em Anaheim, CA.

Uma das reuniões que vem acontecendo sob a dinâmica da Feira é a da IWCA – International Women’s Coffee Alliance, que teve participação de brasileiras, como conta a Companheira de Viagem Josiane Cotrim Macieira, que além de cafeicultura, é Embaixatriz do Brasil na Nicarágua e romântica defensora das tradições cafeeiras das Matas de Minas:

Brasil terá seção do International Women’s Coffee Alliance – IWCA.

A semente foi plantada, o solo é fértil e o insumo adequado – a colheita promete.

Durante o 8⁰ Café da Manhã Anual do IWCA – sigla em inglês para International Women’s Coffee Alliance, ocorrida como parte do programa da 22⁰  SCAA Show, um grupo de mulheres brasileiras se encontrou  e descobriu um ideal comum: criar o “capítulo” (chapter em inglês) da IWCA no Brasil. Afinal, como falar de mulheres do café sem a presença brasileira? Foi dada a partida com a solicitação junto à diretoria da entidade para que possa ser formada uma seção no Brasil, cuja intenção é organizar um grupo com mulheres de diferentes especialidades que apóiem as produtoras brasileiras.

Na mesma ocasião foi firmada a carta de intenções para formar o “chapter” colombiano da IWCA. Agora espera-se que chegue a vez do Brasil, além do que as atenções também estão se voltando para o continente africano, berço do café, onde a participação feminina no cultivo do produto é particularmente notável.

A coordenação deste encontro acolheu a solicitação para a instituição do “capítulo” brasileiro da IWCA através de Mery Santos, sócia pioneira da IWCA. Pelo Brasil estiveram presentes Carolina Castro Silva, Daniel Friedländer e Roberta Armentano (Nucoffee/Syngenta); Eliane Sobral e Maria Fernanda Mazzuco (JoyBrazilcoffee), Liana Baggio Ometto e a jornalista e pequena produtora de café das Matas de Minas, Josiane Cotrim Macieira. Veja as participantes nesta foto.

O IWCA surgiu da visão de Karen Cebreros e Kimberly Easson, que planejaram uma viagem de 18 mulheres da indústria de cafés especiais à Nicarágua e Costa Rica em 2003 a fim de conectar mulheres que trabalham na indústria do produto na América do Norte com produtoras de café da América Latina. O objetivo era proporcionar um melhor entendimento dos desafios enfrentados pelas mulheres nos países produtores, criando, ao mesmo tempo, uma maior ligação entre as mulheres de todos os segmentos da indústria do café.

Hoje, a IWCA, que é uma organização sem fins lucrativos, oficialmente conta com 11 membros na junta diretiva, sete comitês e quatro “chapters” internacionais.