Baristas & Lattès by Heart
Daniel Kondo
Como é tradicional, o USBC – United States Barista Championship (Campeonato de Baristas dos Estados Unidos) acontenceu juntamente com o Conferência e Feira da SCAA, este ano em Long Beach.
Foram quase 50 competidores, em seu maior evento até agora.
A grande campeã foi a barista Heather Perry, da Coffee Klatch, de San Dimas, CA, que representará seu país no concurso mundial que acontecerá em Tokyo no início de agosto próximo.
A representante do Brasil será a barista Silvia Magalhães, do Café Octavio, de São Paulo, e que já teve experiência anterior no certame internacional.
Em 15 minutos, como regra da competição, o barista deve fazer 3 preparos na seguinte sequência: espresso, cappuccino e uma bebida derivada de café de livre criação.
São verificados aspectos como consistência e coloração do creme, no caso do espresso. Para ocappuccino, obviamente a vaporização do leite recebe a maior atenção…
Nesta competição, para se ter idéia, um dos drinks mais exóticos foi um preparado com missoshiru(caldo de missô – massa fermentada de soja) adicionado a um café em French Press. Foi ousado, no mínimo.
Aqui estão grandes baristas formados na Zoka Coffee, de Seattle, uma das minhas micro-redes premium favoritas, e que usa como forma de promoção o fato de grandes campeões terem passado em suas fileiras!
A partir da esquerda, Bruno Souza, o pioneiro dos cafés especiais brasileiros no Northwest norte-americano, Dismas Smith, Chris, Tricie Skeie, e eu, seu Coffee Traveler.
Para terminar, um pequeno vídeo durante o aquecimento dos baristas, com Jon Lewis preparando um Lattè com coração em sequência a um com roseta: