Day by Day Lattès
Thiago Sousa
O melhor do espresso, sem dúvida, é a arte que está por detrás do Lattè Art !
Afinal, quem não gosta de ter uma pequena obra de arte num simples dia normal?
A grande “sacada” do serviço do espresso não é oespresso em si, mas as bebidas que são derivadas dele. Aqui no Brasil, particularmente, creio que ainda levará um bom tempo até que os consumidores venham a apreciar realmente oespresso. Digo isto porque, em geral, como sua extração sob pressão “fortifica” a bebida, muitos o consideram mais “forte” do que o tradicionalcafezinho.
É uma questão puramente cultural. E cultura possui tempo de transição lento.
Na realidade, esta percepção ocorre porque é quase que automático tentar beber uma xícara de café logo que é servida. No entanto, as temperaturas elevadas, acima dos 50°C, passam uma sensação de que tudo está superlativo num espresso ante umcafezinho.
Esta sensação é resultado da extração rápida do método, pois as substâncias mais solúveis em água são arrastadas mais facilmente, como os de natureza ácida e alguns aromáticos, provocando um choque de percepção.
Se você optar por uma bebida derivada, principalmente daquelas em que o leite é o principal coadjuvante, tenha certeza de que, se um bom profissional estiver lhe servindo, a experiência pode ser muito boa.
Neste caso, o leite funciona como um “amortecedor” dos sabores amplificados do café pela extração pressurizada, criando uma bela harmonia de sabores.
Ao ser vaporizado, o leite tem a incorporação de ar, num processo que industrialmente é medido pelo seu índice deover-run, que corresponde a quanto o volume final “cresceu” em relação ao inicial.
Com isso, podem ser obtidos diversos efeitos quando minuciosamente o leite é derramado sobre um espresso. É aí que a habilidade do barista pode definir o “tamanho” ou, melhor, da “qualidade” do seu ”presente”!
Se você pensar que um belo lattè pode ser uma recompensa diária para si, faça isso e aproveite sempre!
Em seu dia-a-dia se você se presentear com algo que lhe fará bem, por outro lado, motivará os profissionais do ramo para o seu contínuo aperfeiçoamento e, afinal, estimulará toda a cadeia produtiva do café para ofertar sempre algo melhor.
E, assim, um círculo virtuoso girará vigorosamente!
Veja, agora, um dia-a-dia na loja do região central de Portland, OR, USA, da micro-rede premium Stumptown, quando simples lattès se tornam belos presentes diários para quem vai consumi-los…