Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CIÊNCIA

Café para os jovens de outrora: Bom para o coração

Thiago Sousa

Uma pesquisa publicada na American Journal of Clinical Nutrition e veiculada no websitewww.boasaude.com.br, destaca os efeitos benéficos do café sobre as atividades do coração de pessoas com mais de 65 anos:

14 de março de 2007 (Bibliomed). A cafeína é um composto presente em diversos tipos de bebidas, como o café, chás e alguns tipos de refrigerantes. Sabe-se que no organismo humano existem alguns órgãos que possuem receptores celulares para este composto, os quais são ativados na vigência do aumento da concentração da cafeína no sangue, como ocorre após alguns minutos da ingestão de uma xícara de café.

O consumo regular de cafeína pode se associar a redução da ocorrência de doenças do coração em idosos, conforme revelam um grupo de pesquisadores norte-americanos, que escreveram um estudo na revista American Journal of Clinical Nutrition, em fevereiro de 2007. A pesquisa procurou esclarecer quais os reais efeitos protetores da cafeína sobre o coração.

Foi verificado que pessoas com mais de 65 anos, que consumiam maiores quantidades diárias de cafeína, apresentaram uma menor chance de desenvolver doenças do coração, em comparação com os idosos que consumiam cafeína em pequenas quantidades. Além disso, percebeu-se que a proteção conferida pela cafeína era dose-dependente, ou seja, quanto maior o volume consumido deste composto, maior foi a redução no risco de surgimento de problemas de coração.

Os autores ressaltam que a proteção conferida pela cafeína não foi demonstrada em indivíduos com idade inferior a 65 anos, bem como nos com pressão alta descontrolada.

Com isso, percebe-se que o consumo regular de alimentos ricos em cafeína, pelos idosos pode ser um útil mecanismo de proteção do coração contra diversas doenças.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition 2007; 85 (2): 392 – 398 (February).