Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CIÊNCIA

Cafeína em dose dupla!

Thiago Sousa

A rede de lojas de conveniência 7-Eleven, nos Estados Unidos, lançou um produto chamado Fusion Energy Coffee, que nada mais é do que um energético a base de café contendo o dobro de cafeína que o original!

O primeiro comentário, bem como a foto abaixo, foi feito pelo Companheiro de Viagem Joseph Rivera, que é Químico, “louco” por café, intrutor de workshops sobre Química do Café e que faz parte do staff da SCAA, em seu interessante website Coffee Chemistry, que pode ser acessado através dewww.coffeechemistry.com .

Como se a quantidade de cafeína numa caneca (lembre-se: nos Estados Unidos a dose de coffee é servida emmugs [=canecas] ou grandes copos de papel)  não fosse suficiente para começar o dia, essa rede, que possui diversos produtos próprios, desenvolveu a suplementação de cafeína a partir de um extrato natural a base de Guaraná, Ginseng e Erva Mate.

Dessas três plantas, o Guaraná é o que possui a maior concentração de cafeína, em torno de 4%, que é praticamente 3,5 vezes maior do que nos grãos de café da espécie arábica. Na Erva Mate, a concentração de cafeína é muito pequena, porém possui outros alcalóides como a theobromina, por exemplo. Esta substância é presente no cacau, cuja planta tem o nome científico de Theobroma (do grego Theo = Deus ou deuses, Broma = Alimento), e é um estimulante suave.

É por isso que a combinação café e chocolate, que você pode ter num delicioso cappuccino, é “matadora”…

Nesta representação em 3D, pode-se ver a estrutura da cafeína. Os átomos de Carbono são os pretos, os de Nitrogênio, verdes, enquanto que os de Oxigênio são vermelhos e os de Hidrogênio, brancos.

Para se ter uma idéia, uma outra substância encontrada na Erva Mate, a Theofilina, possui uma estrutura muito parecida com a da Cafeína. Sua ingestão pode provocar aumento da pressão sanguínea, bem como no batimento cardíaco e efeito anti-inflamatório. 

Recentemente, algumas pesquisas médicas demonstram que beber café aumenta o nível de dopamina no cérebro, que causa sensação de muito prazer nos “loucos” por café…