Contra comida gorda, alcachofra ou café!
Thiago Sousa
Pessoas com mais de 40 anos já ouviram de alguém da família que para ajudar o fígado a trabalhar bem após um desvario gastronômico, principalmente de pratos muito gordurosos, beber uma dose de Cynar, uma bebida feita a base de alcachofra (Cynara scolymus), era um santo remédio!
As pétalas da alcachofra (sim, a alcachofra é um flor!) contém diversas substâncias que possuem ação colagoga, isto é, que estimula a secreção da bile pela vesícula biliar, e também, ação colerética, que é o feito pelo fígado. O componente mais destacado que tem essa função é o Ácido Cafeoilquínico, da família dos ácidos clorogênicos. Em determinadas condições esse ácido pode dar origem a outros dois, o Ácido Cafeico e o Quínico, presentes também (e como!) no café!
Portanto, depois de uma refeição p’ra lá de gordurosa, como uma tradicional feijoada de sábado, nada melhor que um excelente café, que, além de fechar com muito sabor sua comilança, vai ajudar sua digestão!
Fonte: KRAFT, K. – Artichoke leaf extract – recent findings reflecting effects on lipid metabolism, liver and gastrointestinal tracts. Phytomedicine. 1997, páginas 369-378.