Espaço Café Brasil – 2
Thiago Sousa
Novidades no Brasil para os “loucos” por café:
* Observe atentamente o interior deste porta-filtro.
Percebeu sua coloração escura, lembrando… uma frigideira revestida com Teflon?
Isso mesmo!
Este porta-filtro é mais uma grande ”sacada” do pessoal da La Marzocco, a tradicional fabricante florentina de máquinas de espressopremium. O conceito pensado ao se fazer o revestimento com o teflon foi justamente para que não houvesse qualquer tipo de efeito de arraste provocado por imperfeições da superfície metálica do recipiente que acolhe o filtro com o pó de café compactado. Porém, ainda não conseguiram revestir os “bicos” por onde saem os cremosos espressos bem extraídos.
De qualquer forma, o resultado é muito interessante!
* Uma super-seleção de cafés de fazendas identificadas de diversas origens brasileiras.
São mais de 10 (dez) diferentes lotes de café selecionados pela Georgia Franco, da Lucca Cafés Especiais, de Curitiba, PR.
Incrível, não?!
É o mesmo modelo empregado há anos nas cafeterias de ponta da West Coast, fonte de onde a Georgia bebeu para se inspirar e montar a suaLucca. Para que isso se tornasse realidade, foi necessária grande dose de arrojo e visão de futuro, pois somente os “loucos” por café é que acreditam que a qualidade é a principal bandeira para um mercado tão efervecente quanto o dos cafés especiais. Ou deliciosamente “loucas”, como a Georgia.
Para que esses interessantíssimos cafés pudessem ser servidos corretamente, durante o 3. Espaço Café Brasil o stand da Lucca Cafés abrigou a única Clover S1 em solo brasileiro. Ou seja, outra generosa dose de ousadia e de forte crença na qualidade.
* Tiger, da Bunn Corporation.
Um nome para não ser esquecido!
Esta máquina super-automática recentemente lançada pela Bunn, empresa norte-americana lider na fabricação de equipamentos para infusão (Brewers), aquecedores de água de alta performance (Warmers) e moinhos de alta precisão, possui diversos conceitos inovadores.
O que chama a atenção é o seu design, limpo e, ao mesmo tempo, imponente. Destaque para a delicada iluminação em azul, conferindo sofisticação.
Porém, é em seu interior que estão as verdadeiras “pérolas”: uma inteligente separação dos setores (eletrônica, bombas e moinhos), um genial sistema para se promover a aeração do leite sob baixa temperatura (sim, o leite aerado sai com discreto aumento de temperatura em relação ao reservatório) e um eficiente sistema de auto-limpeza a cada ciclo de trabalho.
Tanto o espresso solo quanto o cappuccino extraídos pela Tiger impressionam pela qualidade e, principalmente, pela estabilidade, ou seja, mesmo um serviço sob regime intensivo, os cappuccinosapenas sofrem discretas variações na consistência de seu leite aerado.