Um novo Juan Valdez
Thiago Sousa
A Colômbia, através de sua poderosa Federación Nacional de Cafeteros de Colombia, mantém uma das mais duradouras campanhas de marketing utilizando um personagem vivo que se tem notícia, talvez apenas suplantada pelo nosso famoso ”Garoto Bom Bril”, interpretado pelo ator Carlos Moreno, que está registrada no Guiness Book como a mais longa do gênero.
Estou me referindo ao Juan Valdez, ícone do Café de Colômbia, personagem que foi idealizado em 1981 e que, junto com o seu burrico, personifica o típico cafeicultor colombiano, com o indefectível ponche com listas coloridas e um largo sombrero.
Como não poderia deixar de acontecer, o personagem mantém sua imagem intacta, porém os atores que o personificam acabam sentindo o peso do tempo.
No ano passado, a Federación promoveu um concurso entre os cafeteros, expressão que significa cafeicultor, para escolher aquele que passaria a ser o novo rosto de Juan Valdez.
O escolhido foi o cafetero Carlos Castañeda (coincidência com o famoso escritor brasileiro que viveu na Califórnia, USA, e escreveu best-sellers como “A Erva do Diabo” a partir de histórias fantásticas criadas em torno do peiote, um cacto que produz um dos mais potentes alucinógenos naturais), produtor da região de Antioquia, próximo aos Andes. Carlos, que vem de uma família que cultiva o café a mais de 3 gerações, representa perfeitamente a alma do cafetero de Colombia.
Numa estratégia genial, durante a 25ª Feira e Conferência da SCAA – Specialty Coffee Association of America, ocorrida em Long Beach, CA, neste início de maio, a Federación, que está comemorando 80 anos de fundação, levou este simpático personagem para um ousado teste de popularidade.
Em seu estande no pavilhão de exposições, a Federación criou um corredor onde, através de gráficos e fotos, mostrava a sua história e a evolução do conceito “Café de Colombia”. Na entrada, estava, nada mais, nada menos, Juan Valdezrecepcionando a todos e, principalmente, fazendo questão de tirar fotos de “recuerdo”.
As enormes filas indicavam o grau de popularidade que este personagem possui, pois praticamente todos fizeram questão de “sacar un foto” do amigo Juan Valdez…
Ousadias como esta criam memória em quem presencia…
Como não poderia deixar de acontecer, eu, seu Coffee Traveler, também tirei a minha!