Ernesto Illy, Doctor Coffee: Jul 18, 1925 – Feb 03, 2008
Thiago Sousa
O mercado de café está pesaroso.
Faleceu Dr. Ernesto Illy, certamente uma das mais emblemáticas figuras do café, neste dia 03 de fevereiro.
Em seus 82 anos de vida, destacou-se como um incansável propagador da qualidade do café, estimulando os produtores a sempre fazerem apenas o melhor.
Como parte dessa sua fé, viabilizou no Brasil o primeiro concurso de qualidade de café, famoso como o “Concurso da Illy” e que desde o princípio premiou regiamente os produtores vencedores. No início dos anos 90, quando já se observava a queda da qualidade média dos grãos fornecidos pelo Brasil, Dr. Ernesto buscou diferentes formas de incentivo para que os cafeicultores brasileiros mantivessem a oferta de excelentes grãos para o seu já afamado blend, e o concurso se constituiu em case de marketing de relacionamento.
Esta fantástica iniciativa foi a precursora de todos os concursos que hoje são realizados em todo o mundo, e a illycaffè, além do Brasil, promove certames na Guatemala e na Etiópia também.
Sua formação técnica, de Químico Industrial, o motivou a pesquisar incessantemente as características sensoriais do café dentro da Ciência dos Alimentos e disciplinas associadas, criando um sem número de valiosas contribuições para a melhor compreensão do comportamento do grão que conquistou o mundo. Seus livros sobre o espresso são verdadeiros tratados acadêmicos e considerados, justamente, como importantes referências para os pesquisadores e interessados.
Creio que neste momento uma justa homenagem é brindar sua memória e rica herança com uma xícara de um autêntico illy…