Remembering Ward Barbee… (Lembrando Ward Barbee…)
Thiago Sousa
No último dia 05 de agosto completou-se 2 anos que estamos sem o impagável Ward Barbee.
Ward era o publisher da Fresh Cup Magazine e um incansável defensor dos excelentes cafés e, principalmente, dos seus produtores, ainda mais se fossem os de pequena produção.
Ward foi uma típica figura dos anos 60-70, que viveu intensamente o Flower Power, embalado ao som de San Francisco, de Scott Mackenzie, ou de um alucinante solo de guitarra do Jimi Hendrix em Little Wing. Essa vivência o fez ainda mais aberto às experimentações, buscando sempre inovações em tudo.
Nesta foto ao lado, que foi tirada exatos 30 dias em Charlotte, antes de sua retirada para as Cafeterias Celestiais, Ward está ladeado por Bruno Souza, da BECCOR, e eu, seu Coffee Traveler.
Desde o seu início, o Movimento dos Cafés Especiais no princípio dos anos 80 liderado pelo pessoal da chamada Bay Area, na California, que culminou com a fundação da SCAA– Specialty Coffee Association of America, teve em Ward um dos seus mais legítimos porta-vozes. Juntamente com a amiga Jen Weigel fundou a hoje emblemática Fresh Cup Magazine em 1992, tornando-se a mais influente revista sobre Cafés Especiais no mercado.
Carisma e uma magnética personalidade que criava sempre uma atmosfera divertida e vibrante, Ward nos seus últimos anos passou a defender junto aos consumidores o “verdadeiro motor da indústria dos cafés especiais”, segundo ele, que são os produtores e seus cafés.
Segundo ele, de nada adianta glamour e brilho, marketing e sofisticação se os produtores de café, principalmente os pequenos que ficam em quase isolados rincões nos mais diversos países, não participarem da “festa”!
Nesta irreverente foto, junto com sua jovial companheira Paula, vemos Ward de costas “mostrando” seu lado imprensa…
Foi sua única vinda ao Brasil, em outubro de 2005, quando falou aos cafeicultores no Cerrado Mineiro sobre essa sua visão de mercado.
Então…Viva Ward!!!