Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

HISTORIA

De volta para o futuro… mesmo!

Thiago Sousa

Um dos grandes nós que os produtores de café enfrentam é o de como empregar as cascas do fruto depois que é separado das sementes, que seguem para o rebenefício e ganham o mundo.

Sempre existiu a tentação de usar para o Mal, vendendo para indústrias de torrefação local e contribuindo para que essa fraude se generalizasse.

1302_BackFuture_1.JPG

Outros produtores, sabiamente, aproveitam o incrível teor de 3% de Potássio que as cascas contém incorporando a chamada “palha do café” no programa de adubação natural das lavouras. A “palha” é formada pelos dois tipos cascas: a externa, que contém diversos nutrientes, e a intermediária, conhecida também por “pergaminho”, constituída basicamente de celulose. É por essa característica estrutural que é bastante uniforme, cuja coloração e textura lembram os primeiros “notebooks” da Humanidade, daí o codinome Pergaminho, que nos últimos anos vem sendo cada vez mais empregada como combustível em secadores.

Alguns empreendedores descobriram esse filão energético e decidiram dedicar estudos de como tornar mais fácil e eficiente o seu manejo. Esses testes começaram no Sul de Minas e compreenderam que a melhor forma seria a de fazer pellets dessa Palha de Café. O primeiro destino dessa nova fonte de energia foi o Norte da Europa.

Eis que cientistas maluquetes dos Estados Unidos resolveram dar um toque mais cinematograficamente genial, inspirando-se no lendário De Lorean que se transformou em uma máquina do tempo no hoje clássico De Volta para o Futuro (Back to the Future), de 1985, com Michael J. Fox e Christopher Lloyd!

O cientista britânico Martin Bacon substituiu o De Lorean por uma modesta camionete, porém, o sistema de alimentação de combustível ficou tão fiel ao incrível Mr. Fusion do cientista louco vivido pelo divertido Christopher Lloyd e tão eficiente que entrou no Guiness Book pelo seu recorde de velocidade!

Acompanhe este delicioso vídeo no link

http://mais.uol.com.br/view/14298261