Comunidade do conhecimento: Peabirus & Sérgio Parreiras
Thiago Sousa
O Conhecimento tem valor quando é compartilhado. E nada melhor para sua difusão do que a Internet com suas múltiplas possibilidades com ampla, total e irrestrita liberdade de acesso. Tudo o que nela se veicula rapidamente se torna de domínio e conhecimento público, razão pela qual regimes totalitários tem particular aversão a esse poder de se esparramar mais que pólen em dia de ventos primaveris.
Há pouco mais de 4 anos uma iniciativa para a formação de redes sociais ligadas à difusão de conhecimento ganhou forma sob o nome e endereço PEABIRUS (www.peabirus.com.br), que em linguagem indígena significa construir caminhos. Nome mais apropriado impossível!
A verdade é que assim como os rumos da Internet são extremamente mutáveis, surpreendendo por muitas vezes não seguir lógica cartesiana, eles se tornaram ainda mais vibrantes com a chamada era 2.0, quando todos podem interagir e contribuir nos mais diferentes espaços, estabelecer novas mídias sociais e demonstrando a quase incontrolável força criativa das pessoas.
Dentro dessa filosofia uma das mais importantes comunidades de conhecimento foi criada há exatos 4 anos, em 28 de junho de 2006, com o nomeComunidade do Manejo da Lavoura Cafeeira dentro do Peabirus. Várias outras ligadas ao Café surgiram, mas a continuidade de algo voluntário é sempre muito difícil de ser mantida. Assim, aos poucos, a Comunidade do Manejo foi absorvendo outras, crescendo como palco de grandes discussões e veículo de difusão de conhecimento cafeeiro graças ao espírito inquieto, alegre, expansivo e aberto doCompanheiro de Viagem Sérgio Parreiras, conhecidíssimo como o Serjão do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, onde é pesquisador. Naturalmente, uma grande dose de altruísmo e desprendimento complementam o perfil pessoal do Sérgio, o que torna possível marcas impressionantes dessa comunidade, que ultrapassou 1, 2 milhões de visitas de quem se interessa por assuntos técnicos!
Grandes idéias se tornaram realidade ao longo destes 4 anos, dos quais uma das mais brilhantes é o chamado Cardápio de Conhecimento, que é um sumário com apresentações, slideshows e vídeos dos mais importantes eventos sobre o Café do Brasil e de alguns internacionais, alimentado por pessoas que participaram deles.
Simples, porém extremamente eficiente!
“Puxa vida, não pude ir a tal simpósio…”
OK, não, se preocupe, vá à Comunidade do Manejo da Lavoura Cafeeira e acesse o Cardápio de Conhecimento e escolha entre as apresentações ou álbuns de fotos. Incrível, não?
Esse tipo de atividade está mudando o perfil das pessoas que fazem a Comunidade do Café, sejam produtores, pesquisadores, alunos de cursos de Agronomia, baristas ou simplesmente apaixonados pelo nosso pretinho básico…
Mais do que render homenagens, considero importantíssimo que mais pessoas se associem à essa comunidade, que contribuam com textos, fotos ou comentários, ou que palpitem e façam o “circo dos debates” pegar fogo!
E, certamente, ter a felicidade de “trocar figurinhas” com o Serjão, estimulando-o a continuar a ser a encarnação da Comunidade: alegre, carismático e gentilmente desprendido.