Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Os verdes grãos indesejáveis

Thiago Sousa

Em fins de janeiro, quando o Sérgio d´Alessandro, de Manhumirim, região da Serra do Caparaó, MG, relatou sua preocupação com uma indesejável florada, não havia ainda uma constatação da dimensão que esse evento alcançaria.

Em seguida, observamos o mesmo problema em outras origens como na Mogiana, SP, no Cerrado Mineiro, e na Serra da Mantiqueira, Sul de Minas, além de relatos de produtores do Oeste da Bahia e do Paraná.

Vejam, agora o efeito durante este importante momento, que é o da colheita. Esta sequência de fotos captada em lavouras de Dom Viçoso, Serra da Mantiqueira, MG.

1. Apesar do belo efeito estético, pode se ver perfeitamente as diferentes floradas, desde a mais antiga, com os grãos quase secos, e a mais recente, com os grãos verdes:

2. Nesta próxima foto, observe os grãos verdes em internódios (de onde saem os botões de flores que se tornarão frutos ou, dependendo da resposta fisiológica do cafeeiro, uma nova ramificação) que obrigatoriamente têm de ser colhidos agora, pois sua maturação será muito tardia.

Infelizmente, estes grãos se constituem em dupla perda: como verdes, serão descartados durante o preparo do café para a comercialização e, por outro lado, fazem com que esses internódios deixem de produzir na próxima safra.

3. Agora, um outro evento ainda mais preocupante: uma florada em pleno mês de junho (esta imagem foi captada no dia 21). O clima, definitivamente, está maluco…