Café Kaian, Ginza, Tokyo
Thiago Sousa
Ao andar pelas ruas de Ginza, Tokyo, encontrei esta cafeteria, de nome Café Kaian.
Ambiente “clean”, com poltronas muito confortáveis em couro, fazendo composição com o tom creme das paredes e o aço inox que domina as áreas da cozinha e estação de serviço de café.
Numa área dominada por lojas de artigos esportivos, o Café Kaian, cujo nome provavelmente veio de um dos grandes escritores do Oriente Médio, se mostra uma ilha de conforto e qualidade dentre as cafeterias de rede.
Os cafés servidos são torrados na própria loja num torrador japonês Royal de 5 kg.
Na entrada da loja, há uma ante-sala onde funciona um balcão para a venda dos grãos torrados, bem como de diversos tipos de tortas e bolos. Todos com um visual de dar água na boca…
O serviço é o de café de coador, que você pode melhor observar nesta foto, onde a simpática atendente prepara o nosso pedido.
Juntamente com os amigos Juba e Careca, pedimos um Kenya, do Leste Africano, e um da Guatemala, América Central, este provavelmente um Antigua pela suas características sensoriais.
O café do Kenya se destaca pelo fato de apresentar um grande diferencial em relação às outras origens: é o único café que reconhecidamente apresenta um elevado nível Ácido Fosfórico. Este ácido é o que compõe a Coca-Cola.
O ácido mais usualmente encontrado nos cafés das diversas origens internacionais é o Ácido Cítrico, que está presente no limão, laranja e abacaxi, por exemplo.
Além disso, em geral, um bom representante kenyano possui sempre um intenso aroma floral, e sua acidez, devido ao Ácido Fosfórico, muito intensa, perfeitamente perceptível ao provocar o mesmo efeito nos dentes como quando você bebe uma Coke.
O outro ponto que gostaria de destacar é: os cafés servidos estavam excelentes, tanto devido aos grãos, de alta qualidade, quanto ao serviço.
Isto é importante ter em mente, pois desde que o serviço seja bem executado, um excelente café sempre irá proporcionar uma grande experiência para quem bebe. Veja que não é apenas o espressoque é sinônimo de um Café Especial.
Café Especial é um lote de café de alta qualidade, além de se associar a um determinado tipo de serviço que deve ser primorosamente executado, depois de corretamente torrado.
O ritual que um café de coador tem é muito atraente e pela sua necessidade de maior tempo para a extração nos ajuda a nos “desacelerar” no nosso dia-a-dia.