Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Literatura contemporanea sobre café 2

Thiago Sousa

Certamente o livro que se tornou um divisor de águas na literatura contemporânea sobre café é o Aroma do Café, de Luís Norberto Pascoal, publicado pela Editora Fundação Educar DPascoal.

Sua primeira edição é de 1999, posteriormente tendo uma edição revista e ampliada em 2002, e já vinha com o subtítulo “Um Guia Prático para os Amantes do Café”.

É, também, um livro de acabamento luxuoso, porém com um design onde destacam-se as deslumbrantes fotos do Ricardo de Vicq, um dos mais conceituados fotógrafos da área gastronômica.

Sua abordagem é mais técnica, prendendo-se principalmente aos aspectos de produção do café, da descrição dos diferentes processos de secagem e preparo do café cru, pronto para comercialização.

A preocupação em relatar os principais elementos que definem a qualidade do café, tanto no aspecto físico como na bebida, advém do fato de Luis Norberto, “louco” por café, ser produtor com propriedades na Mogiana, SP, e Cerrado Mineiro, MG.

Suas fazendas são modelo de excelência na produção de forma respeitosa com o meio ambiente, tendo sido uma delas a primeira propriedade certificada pela RainForest Alliance no Brasil. Há posts onde comento sobre esta importante certificação, que no Brasil é representada pela Imaflora, de Piracicaba, SP.

O rigor científico nas descrições dos serviços de café, com uma profusão de números, índices e tabelas, podem auxiliar muito na compreensão das diversas nuances sensoriais que podem ser captadas em nosso vinho negro.

A boa surpresa fica para a parte final do livro.

Como um grande apreciador da boa mesa, Luis incluiu uma seleção de receitas magistralmente elaboradas por famosos chefs como Luciano Bocegia e Laurent Suaudeau, este considerado como o maior representante da alta culinária francesa.

Este livro, por isso, pode ser considerado como básico e obrigatório nas estantes dos “loucos” por café, capaz de estimular aos leitores na busca por grãos e xícaras que possam literalmente levá-los a uma fantástica viagem sensorial.