Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

ORIGEM

Uma origem que resurge…

Daniel Kondo

O estado de São Paulo foi durante muitos anos responsável pela maior produção de café do Brasil, vindo a perder esta posição para Minas Gerais. Suas origens de café mais conhecidas, que ainda permanecem, são a Alta Paulista, hoje circunscrita a Garça e Marília, a Alta Mogiana, extendendo-se de Altinópolis até Pedregulho, e a Média Mogiana, que tem como referência Espírito Santo do Pinhal.

Com o início da atual fase de bons preços do café, ao menos em sua cotação em dólar, muitas origens foram sacudidas com novos plantios. Também, antigas origens tiveram seus parques cafeeiros revigorados, tentando retomar o espaço que anteriormente possuiam.

Uma delas é a região da Baixa Mogiana, que abrange Serra Negra e Bragança Paulista.

Esta área, na realidade, faz parte da Serra da Mantiqueira, em seu “biquinho” do lado paulista. Portanto, uma cadeia montanhosa predomina a paisagem, apesar de não tão elevadas como na região do Circuito das Águas, em Minas Gerais.

Observe que belo mosaico as lavouras de café formam ao longo da serra…

Estas fotos foram feitas dentro da Fazenda Boa Esperança, em Bragança Paulista, propriedade centenária na produção de café.

A altitude média fica em 950 m acima do nível do mar, e aqui a serra apresenta um clima mais seco do que sua parte mineira.

Outro aspecto que considero importante é o resgate histórico da região, com sua arquitetura, seus objetos e as estórias que as pessoas dali podem contar.

Esta é uma capela recuperada, na Fazenda Boa Esperança.

Todos os detalhes foram mantidos ou reproduzidos fielmente, apresentando um pouco da rica história arquitetônica da região.

Com isso, uma origem resurge no mapa dos Cafés do Brasil, adicionando diferentes aromas e sabores a finos blends