Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CIÊNCIA

Space Coffee um café especial diferente

Thiago Sousa

Grãos de café que foram ao espaço!

Um Café Especial diferente? Espacial!?

No último dia 02 de junho foram ao espaço grãos de café como parte de um interessante projeto científico desenvolvido pela JP Aerospace, de Carson City, NV, USA, e que se auto-intitula como “O Outro Programa Espacial Norte-Americano”.

Na realidade, a nave espacial não é nenhuma Enterprise, mas um balão especialmente desenvolvido para pesquisas espaciais que leva em uma pequena estrutura diversos experimentos científicos até a estratosfera, numa altitude aproximada de 27.000 m.

Os experimentos são de estudantes das escolas da região e como regra básica devem estar contidos em bolas de ping-pong (ou como os esportistas preferem, bolas de tênis de mesa), para que o maior número possa ser executado.

Os estudantes colocam, por exemplo, sementes diversas e sensores eletrônicos entre outros.

Daí o divertido nome de PongSat Project!

Veja, abaixo, a preparação dos experimentos, já alojados nas bolinhas de ping-pong.

Segundo John Powell, Presidente da JP Aerospace (www.jpaerospace.com), os estudantes não têm qualquer custo para o envio de seus experimentos ao espaço e todo o serviço é executado por voluntários, como professores, pesquisadores e outros profissionais.

Mais de 300 jovens cientistas já foram beneficiados nesse projeto.

O balão sobe a uma velocidade média de 240 metros por minuto, até atingir a faixa da estratosfera, onde se vê a curvatura da Terra e acima a escuridão do espaço sideral predomina. Nessa faixa, a temperatura chega a quase 90°C abaixo de zero.

Então, o balão estoura e cai vertiginosamente, ultrapassando a velocidade do som (340m/s) até o momento em que um paraquedas é automaticamente acionado. Geralmente, a distância da aterrissagem não é mais que 16 km do ponto de partida, na região desértica de Nevada, onde fica Carson City.

Veja ao lado, em detalhe, a estrutura onde ficam os experimentos.

Na Missão #33, foi levado um pouco de café para que, após essa incrível viagem, ele ganhasse status de algo inusitado, um novo Specialty Coffee: Space Coffee.

P1030299.JPG

O objetivo, segundo Powell, é o de levantar fundos para que o PongSat Project siga em frente e, por isso, esse pequeno lote de café está sendo leiloado no e-bay.

Muito legal, não?