Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

CIÊNCIA

Cyber Cupping Língua Eletrônica

Thiago Sousa

O homem sempre tenta superar o homem.

Parece surreal, porém os cientistas e pesquisadores sempre tentam de alguma forma encontrar formas de reproduzir o que nós, simples seres humanos, conseguimos prosaicamente fazer.

Os robôs são o exemplo dessa busca frenética na reprodução de nós mesmos. Os humanóides, que já são cópias quase que perfeitas fisicamente, agora também “demonstram” emoções como foi apresentado na última feira de tecnologia no Japão.

Na área do café, um dos projetos mais interessantes é o desenvolvimento da Língua Eletrônica por um grupo de pesquisadores da EMBRAPA de São Carlos, SP. Trata-se de um analisador que emprega membranas que captam substâncias diluidas num café e que, por comparação com as existentes em um banco de dados armazenados num computador, “traduzem” a qualidade desse café.

Impressionante, não?

Obviamente, mesmo com um gigantesco banco de dados, o equipamento ainda não consegue formular uma caracterização sensorial perfeita, mas, através da comparação das concentrações de elementos que notadamente conferem sabores desagradáveis à bebida, pode nos indicar se é um café com uma bebida com presença de fenólicos ou ácido acético (bebida “ardida”), por exemplo.

O vídeo abaixo foi captado diretamente do programa A Fábrica, exibido no dia 03 de junho deste ano, no Discovery Channel, onde foi demonstrado o emprego da Língua Eletrônica na verificação da qualidade da bebida de 3 diferentes amostras de café.

Acompanhe: