Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Café no papel – 2

Thiago Sousa

Fresh Cup Magazine é a mais emblemática publicação do mercado dos cafés especiais.

Lançada em julho de 1992 pelo inesquecível Ward Barbee e a sempre adorável Jan Weigel, é a mais antiga revista voltada para este fervilhante mercado.

Como todas as coisas pioneiras, a Fresh Cup, como é carinhosamente chamada, surgiu de um surto visionário dessa incrível dupla, sendo que o seu primeiro número foi elaborado num hoje “vintage” Macintosh Plus no porão da casa de Jan, em Portland, OR. Seus primeiros números foram distribuidos nas cafeterias dessa região, além de algumas indústrias torrefadores.

Iniciou, assim, a trajetória marcante da Fresh Cup como um precioso espresso!

Nesta foto, tirada em Charlotte, NC, em 2006, a partir da esquerda: Bruno Souza, o mais especializado importador de cafés especiais do Brasil na América do Norte, o saudoso Ward e eu, seu Coffee Traveler.

A dupla Ward-Jan sempre foi muito criativa, lançando inovadores conceitos ao longo dos anos, como a NASCORE, considerada a primeira feira especializada em cafés especiais nos Estados Unidos, em agosto de 1995, na cidade de Portland, OR, o A to Z Coffeehouse Guide, um importante guia para aqueles que pretendem abrir sua cafeteria, e o Fresh Cup Roadshow, em janeiro de 2006, como uma feira itinerante de cafés especiais desenhada para apenas profissionais desta indústria.

Seu conteúdo é abrangente, abordando aspectos desde as diferentes origens mundiais de café verde até discussões técnicas de importantes Mestres de Torra, por exemplo.

É também da Fresh Cup um interessante quadro sobre o mercado de café mundial expresso numa Tabela Periódica. Posso dizer que é um trabalho de arte genial!

Porém, em julho de 2006 Ward Barbee falece, deixando uma grande lacuna não apenas para a Fresh Cup Magazine, mas para a própria indústria dos cafés especiais. Ward estava na Itália e sofreu um fulminante infarte.

Com suas tiradas deliciosamente finas, além de muitas vezes acidamente instigantes, Ward imprimiu independência e arrojo no mercado através da revista e das atividades criadas a partir dela. Mas, antes de tudo, ele vivia intensamente cada momento, o que era plenamente perceptível em cada edição da revista.

Hoje, Jan, que nesta foto está ao lado de Bruno Souza, da BECCOR, é a “Publisher”, enquanto a vigorosa e bela Julie Beals é a incansável editora.

Nas últimas edições o foco nas origens ganhou grande peso e isso torna a revista ainda mais interessante para aqueles que gostariam de conhecer mais sobre os diferentes países produtores de café.

Você pode assinar a revista através do websitewww.freshcup.com, que hoje possui assinantes em muitos países, fazendo a cabeça dos “loucos” por café…