Akihabara´s Maid Cafes
Thiago Sousa
Akihabara é um conhecidíssimo bairro de Tokyo, capital japonesa, como um verdadeiro centro de compras de materiais e equipamentos eletrônicos. O seu equivalente brasileiro, mantendo-se, obviamente, as devidas proporções, seria a famosa região da Rua Santa Efigênia, no centro de São Paulo, SP.
Só que, como tudo que existe no Japão, em Akihabara tudo é superlativo, tanto em quantidade como em qualidade de produtos.
No entanto, recentemente um fenômeno vem gradativamente mudando a paisagem desse bairro: são os chamados “Maid Cafes”.
Estes Cafes, que além do coffee servem outras bebidas e refeições leves, têm como atendentes garotas vestidas de copeiras ao estilo vitoriano, com suas roupas com muitos babados e um visual virtualmente fetichista.
Aliás, a temática dessas casas está totalmente baseada nos mangás (quadrinhos tipicamente japoneses) e animes (animação para adultos), o que acaba dando um tom mais adulto e, principalmente, focado em clientes masculinos.
Neste vídeo de autoria do “Japan in Motion”, caso você domine o idioma japonês, é possível ouvir a maid sempre se dirigir ao cliente como “meu amo”:
Mais recentemente, este fenômeno, como é tratado pela mídia japonesa, começou a mostrar uma variante inesperada: Maid Cafes com atendentes travestidos, ou seja, homens vestidos como empregadinhas vitorianas!
Talvez por farra, talvez por hobby ou talvez por alguma chamado muito íntimo da Natureza…
Veja neste vídeo uma divertida abordagem sobre os meninos:
Você pode ter mais informações no website http://www.kotaku.com/, especializado na cultura Otaku, palavra japonesa que se refere às coisas como anime, games, fetiches e exotismo.