Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Mais sobre café: Compras & Textos

Thiago Sousa

Pois é, pessoal… definitivamente, o café está em “alta” como assunto das diversas publicações brasileiras.

Somente neste final de semana, mais duas matérias interessantes saíram e que recomendo a todos.

A Revista da Folha que circulou junto com o jornal Folha de São Paulo neste domingo, dia 13, teve como destaque em sua seção Guia de Compras um interessante painel com dicas de compras do nosso hoje badalado grão, desde as suas várias formas de venda (em grãos, T&M – Torrado e Moído, em sachês e em capsulas) aos utensílios que podem turbinar o serviço doméstico.

Certamente o grande destaque ficou com uma série de acessórios para você fazer os seus lattèse, quem sabe, acabar dominando o lattè art!

Também, mereceram lugar de destaque as máquinas para o serviço de espresso, desde algumas chamadas “super-automáticas”, que já possuem reservatório para o grão, moedor e você pode, ainda vaporizar o leite, até as charmosas máquinas de visual “retrô” da italiana illy.

Apetrechos como colheres, xícaras e bandejas, além da lembrança de divertidas latas decoradas para guardar o café também fizeram parte do desfile.

Foi feita uma menção à garrafa para fazer chantilly, cujo clássico design pertence à austríaca iSi. Construída em aço, ela possui uma abertura onde são encaixadas cápsulas com óxido nitroso (N2O) em alta pressão, normalmente operação feita após o creme de leite fresco já ter sido posto no frasco. A altíssima pressão promove a expansão do creme de leite através da quebra das partículas de gordura e a incorporação do ar que está no frasco (é o efeito “over-run” já comentado em posts anteriores), resultando num chantilly de delicada textura, porém muito estável.

Aqui vai uma dica: sempre use creme de leite fresco. Há um preparado com gordura vegetal e outros ingredientes de custo mais baixo, mas eu diria que a troca não compensa. O sabor e textura que se obtém usando o creme de leite fresco é imbatível…

Outra publicação, esta de circulação nacional, que comenta sobre “O Pretinho que já foi Básico” é a VIP.

Esta revista, que nasceu como filhote maroto da sisuda revista Exame, há anos ganhou vida própria. Como antigo encarte da mais tradicional revista de negócios do Brasil, sua missão era a de funcionar como uma sessão “happy hour”, com os assuntos típicos do momento em que os executivos soltam as gravatas.

Na seção “Boa Vida” desta novíssima edição de abril, o jornalista Fábio Murakawa preparou um guia expresso para a iniciação dos novos “loucos” por café.

O destaque fica para o uso de infográficos, sendo que alguns considerei primorosos como o que explica a origem da “pedida” em função do tempo de extração (genialmente entitulado ”Tempo é o Senhor da Extração”) e da proporção entre o espresso, o leite vaporizado e sua espuma, que recebeu o engraçado título “Pingado, não”.

É a boa informação compartilhada, gerando conhecimento. É isso que estimula as pessoas a experimentarem com o espírito mais aberto e até mais exigente o nosso “Pretinho que Não é mais Básico”…

Só uma importante observação, para finalizar.

Há uma referência a mim, seu Coffee Traveler, nessa matéria que peço correção: sou consultor, sim, mas não pela SCAA – Specialty Coffee Association of America. Nesta ONG faço parte voluntariamente do Comitê de Normas Técnicas (Technical Standards Committee).