Coffee: The bean that changed the world
Thiago Sousa
14 de abril.
Marque em sua agenda!
Hoje é o Dia Mundial do Café.
O café é o grão que simplesmente mudou o mundo, sendo um dos primeiros produtos que introduziu o conceito de Globalização. Sim, já no princípio do Século XVIII o café se tornou uma planta cobiçada de uma bebida desejada principalmente pelos intelectuais e aristocracia européia e da África Mediterrânea.
Originado nos planaltos etíopes, no leste da África, sua incrível jornada o fez seguir para o Oceano Índico, chegando à Indonésia, que foi a grande produtora mundial de café na segunda metade do Século XIX, desembarcando no Novo Mundo (leia-se “Américas”), inicialmente em sua porção Central, até que, sorrateiramente, entrou em solos tupiniquins, ganhando a Serra do Mar próximo ao Rio de Janeiro.
E fez do Brasil o seu maior produtor mundial, posto que não perdeu mais.
Sobreviveu a várias crises de identidade e até da meia-idade, porém no final do Século XX fez sua grande releitura com os Cafés Especiais.
Hoje está mais do que nunca “fashion”, badalado, possibilitando uma verdadeira avalanche criativa de valiosas marcas, selos de qualidade e até regiões demarcadas.
Mesmo no Brasil, onde antes imperava o sentimento de se tomar apenas uma bebida deSegunda Classe, sua imagem está rejuvenecida. Na verdade, como em tudo que se reinventa, a alegre e inspirada combinação com a brancura do leite feita em máquinas com design cada vez mais “cool”, o café aprendeu a despertar a paixão dos que ainda não tinham sentido a “pontada” do primeiro amor… formando uma novíssima legião de “loucos” por café!
Erga a xícara e comemore!