Fotos em P&B -2
Thiago Sousa
Outra série de fotos interessantes.
Esta retrata escarpas em Alto Jequitibá, parte da Serra do Caparaó.
Os formatos das montanhas dessa serra são muito singulares, apresentando cortes muitas vezes surpreendentes. Observe a interessante composição que as lavouras de café, em primeiro plano, fazem.
Estes são grãos “cereja” ou maduros com luz por trás.
Os grãos ficam sempre nas intersecções dos ramos, chamados de “internódios”, onde ficam as gemas, que podem se converter em “florais” (produtivas) ou “vegetativos”(que irão formar ramos secundários). Quando são gemas florais, que se transformam em botões e depois frutos, em cada lado do internódio ficam 4 grupos de 4 botões, que se todos abrirem formarão um “buque” de 32 flores. Depois de vingarem, alguns caem porque não há espaço físico para abrigar todos os grãos.
Considera-se uma ”roseta” (conjunto de grãos ao redor de um internódio) ”cheia” com algo entre 12 e 16 grãos. Portanto, apesar da beleza da foto, esta roseta está com pouquíssimos grãos.
Esta foto foi tirada dentro de uma estufa para secagem em Divinolândia, SP.
Grãos colhidos maduros e secos com a casca recebem o nome de “Naturais”, referindo-se ao processo de preparo para a secagem. No máximo passam por um lavador, que é um equipamento para separar grãos “passas” de verdes e cerejas.
É uma seca mais lenta e minuciosa, porém os resultados normalmente são excepcionais e até surpreendentes.