Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

Fotos em P&B – 3

Thiago Sousa

Finalizando esta série, mais algumas fotos interessantes:

O mágico momento da torra do café!

O processo de torra do café tem um paralelo com a fermentação alcoólica da uva, quando seus atributos são quimicamente trabalhados e, posteriormente, levados à apreciação dos consumidores. Os aromas e sabores do café, para serem liberados, precisam necessariamente passar pelo processo de torra, quando diversas reações acontecem, sendo a mais importante a de pirólise (piros = fogo, calor; lise = quebrar).

Ácidos podem ser evidenciados ou simplesmente defenestrados, sabores resgatados e etecetera e tal…

Aí vale o conhecimento, experiência e habilidade do Roastmaster (Mestre de Torra).

A prova ou avaliação sensorial do café é feita através do preparo chamado infusão, que é quando a água fica em contato com o pó e ambos não são separados. É como o preparo do chá.

A infusão é o melhor método porque muitos dos voláteis ficam preservados pela extração lenta e em pressão normal.

Pela Metodologia SCAA – Specialty Coffee Association of America, são avaliadas 5 xícaras por lote, inicialmente, onde cada xícara representa 20% do mesmo. Caso se perceba algo muito diferente, um defeito por exemplo, passa-se para 10 xícaras, para garantir maior precisão estatística.

Um perfeito Macchiatto!

Talvez o melhor que já me foi servido… este do Blue Gardenia, em Portland, OR. A textura do leite vaporizado ficou simplesmente impressionante.

Em 9 fotos você percorreu resumidamente todo o processo de produção do café, da planta à xícara.