Colheita de café no Brasil mecanizada
Thiago Sousa
A colheita do café no Brasil já se iniciou.
Na verdade, algumas regiões iniciaram a colheita no final de abril, mas somente agora pode-se dizer que a todo o Cinturão do Café do Brasil está em ritmo intenso.
Isso acontence porque o ideal é colher o café quando existem poucos grãos verdes. Lembram-se que os grãos verdes e imaturos conferem adstringência à bebida? Experimente comer uma banana ou um caqui ainda verdes…pois é, a sensação de “secura” na boca é provocada pela adstringência.
Portanto, uma bebida de boa qualidade não deve ter adstringência. Afinal, beber café tem de ser uma experiência sensorial agradável e não um momento de sofrimento…
Observe bem esta foto: existem grãos com tons de vinho, outros avermelhados, porém com uma parte bastante clara, e vários com uma cor avermelhada como cerejas.
Estes últimos são aqueles que atingiram sua plena maturação, enquanto que aqueles que possuem uma parte clara ainda são considerados imaturos.
Os grãos com tons de vinho já estão entrando na sua fase “passa”, quando há uma concentração da polpa entre a casca e os grãos.
Esta foto considero muito interessante porque mostra algumas fases muito próximas entre si, porém que propiciam sabores muito diferentes na xícara! É muito importante compreender que o grão de café é uma fruta e que uma vez retirado da árvore não continua a amadurecer.
Tecnicamente, é uma lavoura com grande uniformidade em sua maturação.
Veja, agora, um pequeno vídeo onde se vê uma colheita mecanizada. No caso, está sendo utilizada uma colheitadeira tracionada, ou seja, ela é puxada por um trator.
Foi feito na fazenda da Família Silvoni, na lavoura do Vanderlei Silvoni, em Coromandel, Cerrado Mineiro.
Acompanhe: