Contact Us

Use o formulário à direita para nos contactar.


São Paulo

The Coffee Traveler by Ensei Neto

MERCADO

EU ADORO PINGADO: Ateliê do Grão, Goiânia, GO.

Thiago Sousa

A tecnologia tornou o mundo mais próximo, muito menor, ao mesmo tempo em que fez as pessoas se tornarem multitarefas. Já percebeu como fazemos diversas coisas ao mesmo tempo ?

Nossa percepção do tempo mudou, pois tudo hoje é mais acelerado. Por vezes temos a impressão de que uma hora não tem os tão apregoados 60 minutos…

É o tal do ”bit” acelerado!

Nessa correria toda, precisamos de ter um período dedesaceleração, sim, para que possamos fazer nossa percepção das coisas se aprumar. A alta velocidade entorpece nossos sentidos, tornando-nos automatizados. Na forma de resposta à vida atribulada, um movimento começou a ganhar espaço, conhecido por Comfort Food. A idéia central desse movimento é o de resgatar e valorizar os momentos de nossa alimentação, fazendo uma recondução a um ambiente de aconchego. É como se por instantes estivéssemos buscando o colo da vó ou da mamãe e, numa atmosfera amorosa e calma, nos deliciássemos com comidinhas de muito afeto.Quando no ano passado iniciamos o Projeto EU ADORO PINGADO, com grande apoio do PALADARdo jornal O Estado de São Paulo, a intenção era de fazer, inicialmente, o resgate e valorização de um dos ícones da cultura brasileira, o Pingado, assim como mostrar a importância de se ter uma atmosfera de aconchego para um dos mais frugrais prazeres da vida!

O projeto ganhou corpo e passou a contar com a participação não apenas das tradicionais padarias com sua atmosfera impregnada pelo intenso aroma de pão recém-assado, mas também modernas cafeterias com seus serviços diferenciados.

A partir de agora, apresentaremos casas que abraçaram o Projeto, seus serviços e gostosuras para referência e orientação para uma futura visita. E vamos começar pela cafeteria mais high tech da América Latina: o Ateliê do Grão, de Goiânia, GO.

Imagine o que há de mais moderno e high tech em termos de máquina de espresso. Não apenas um design que seja primoroso, mas, também, conceitos e tecnologia inovadores. Assim é a Slayer, fantástica máquina produzida na sempre surpreendente Seattle, WA, USA, cuja tradução significa Matadora!

É justamente isso sua natureza… matadora no sentido de criar uma extração de espresso até então impensável. Sua grande virtude está no fato de que o acionando do grupo é feito por um paddle que tem função variável, isto é, que possibilita ao barista modificar o fluxo de água passando pelo “bolo” de grãos moídos de café. Isto é como dar uma, digamos, releitura, em cada extração!!!

Fazendo dupla, posa imponente o moinho Versalab, que possui dois sistemas de mós, cônicos e planos, inédito. Com identidade retrô, seu acionamento é feito por sistema de correia como nos antigos toca-discos!

Vale um post em outra oportunidade!

O Ateliê do Grão combina um ambiente moderno e aconchegante com sofisticada tecnologia dos equipamentos, além do muito simpático atendimento, liderado pelo sempre alto astral Rodrigo Menezes, um dos sócios da casa. Para completar, uma espertíssima seleção de origens de café, leite orgânico de gado jersei e entre as gostosuras, um imperdível Pão na Chapa e a irresistível Canoa!

 ATELIÊ DO GRÃO – Rua 36, 354, Setor Marista, Goiânia, GO.

Fone: 62-3226-0101. E-mail: contato@ateliedograo.com.br